Espuma Densa p/ Varizes

Quer entender sobre o tratamento com a Espuma Densa para Varizes? A Dra. Anna Sarpe é cirurgiã vascular em São Paulo e fala mais sobre esta técnica!

Agendar Consulta

Mais sobre a Espuma Densa para varizes em São Paulo


A escleroterapia com espuma densa para varizes é uma técnica que permite o tratamento das varizes de médio e grosso calibre (incluindo as safenas).


Consiste na injeção de uma substância que possui propriedade detergente no interior da veia doente, causando inflamação no endotélio (parede) e oclusão do vaso tratado.

Como realizamos o tratamento? 

Realizamos as aplicações de espuma densa com frequência, visto que este procedimento possibilita o tratamento de varizes mais calibrosas e até mesmo das veias safenas no próprio consultório e sem necessidade de repouso. 


A substância que utilizamos é o polidocanol que, após ser misturado com ar ambiente, adquire a consistência de um mousse (espuma densa).


Então, através de uma punção com agulha, injetamos o medicamento na veia, sendo sua aplicação monitorada através do exame de ultrassom com Doppler, que permite ver a espuma dentro dos vasos em tempo real.


A quantidade da espuma e a concentração do medicamento depende do tamanho e localização do vaso que receberá o tratamento. 


Quando indicamos a espuma densa para varizes?

Podemos utilizar a espuma densa para tratar vários tipos de veias, como varizes mais calibrosas, veias safenas e até mesmo teleangiectasias e veias reticulares.


Essa técnica é indicada, principalmente, para tratar pacientes que não podem operar, por exemplo, aqueles com doenças graves e antecedente de infarto, além dos pacientes que preferem não passar por uma cirurgia de remoção de varizes e os que possuem feridas (úlcera venosa) nas pernas. 

Agendar Consulta

Quais os resultados do tratamento? 

O procedimento apresenta bons resultados e pode ser uma alternativa à cirurgia de varizes em muitos casos. 


No entanto, apresenta como limitação o aparecimento de manchas após o tratamento em até 30% dos casos.


A boa notícia é que até 90% dessas manchas irão desaparecer após 1 ano do tratamento. 


Recuperação e cuidados

A escleroterapia com espuma densa não requer repouso, sendo possível retornar às atividades cotidianas após o tratamento. 


Todavia, é possível que apareçam manchas na pele após as aplicações e, por isso, recomendamos evitar a exposição solar até que elas desapareçam. 


As varizes podem voltar após o tratamento com espuma densa?

Infelizmente, as varizes são a manifestação de uma doença crônica e, com o passar do tempo, novas varizes podem aparecer.


Então, é muito importante realizar sessões periódicas de manutenção e cuidar da saúde vascular, por exemplo, mantendo uma dieta equilibrada, fazendo exercícios físicos e evitando o excesso de peso.

Agendar Consulta

Formação Dra. Anna Karina Sarpe

  • Formada em Medicina pela Universidade de Taubaté;
  • Residência médica em Cirurgia Geral e Cirurgia Vascular pelo Hospital do Servidor Público Estadual de São Paulo (HSPE-SP);
  • Membro da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV);
  • Membro da Sociedade Brasileira de Laser em Medicina e Cirurgia (SBLMC);
  • Pós-graduanda em nível de Doutorado no Programa de Saúde Baseada em Evidências da EPM/Unifesp


Títulos

  • Título de Especialista em Cirurgia Vascular pela Associação Médica Brasileira (AMB) e SBAVC.
  • Título de Especialista em Ultrassonografia Vascular com Doppler pela AMB, SBACV e Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (CBR).


Atualmente, atende em seu consultório particular em São Paulo onde se dedica de perto para as particularidades de cada caso atendido!

Agendar Consulta
Share by: