Quer entender mais sobre a Termoablação da Safena? A Dra. Anna Sarpe é cirurgiã vascular em São Paulo e explica este tratamento!
Quer entender mais sobre a Termoablação da Safena? A Dra. Anna Sarpe é cirurgiã vascular em São Paulo e explica este tratamento!
Fazemos a termoablação da safena quando essa veia está acometida, causando casos mais graves de varizes.
Neste ponto, é preciso explicar que, nem sempre, tratar as varizes implica em retirar a safena.
No entanto, se seu grau de comprometimento for tal que esteja causando muitos desconfortos e perigos para a saúde da paciente, o procedimento será necessário.
Então, a depender de cada caso, poderemos optar pelo tratamento das safenas através da fleboextração (cirurgia convencional) ou pela termoablação (procedimento minimamente invasivo).
As técnicas termo ablativas são métodos minimamente invasivos para tratar as veias safenas que utilizam fibras de laser endovenoso ou radiofrequência.
Na atualidade, a termoablação é o melhor tratamento disponível para o tratamento das veias safenas.
Assim, o indicamos para todas as pessoas que precisam tratar essas veias, especialmente pacientes obesos e aqueles que precisam retornar logo ao trabalho.
Os resultados desta técnica tendem a ser ótimos.
A recuperação deste procedimento é muito satisfatória, sem dor no pós-operatório e com rápido retorno às atividades.
No geral, a paciente pode voltar às suas tarefas cotidianas após 24 horas do tratamento, quando apenas a veia safena é tratada.
Porém, se outras veias também forem retiradas, o tempo de recuperação pode ser um pouco maior (3 a 7 dias).
Apesar de serem veias importantes, as safenas não são as únicas. Temos ainda muitas outras veias mais profundas em nosso sistema circulatório que desempenham o papel da circulação sanguínea nos membros inferiores.
Assim, mesmo com a ablação das safenas, novas varizes podem surgir, caso a paciente tenha predisposição e /ou não adote medidas de prevenção.